Aplicações financeiras, contábeis, fabris, de recursos humanos, de controles diversos, estão cada vez mais tendo suas opções desenvolvidas para a modalidade página da Internet. Os principais ganhos estão: na velocidade em que se modificam as rotinas, em que se programam novas funções, se alteram bancos de dados da noite para o dia.
As aplicações podem crescer incessantemente todos os dias na frente dos clientes, sempre com novos recursos, novas telas, novos subprogramas, permitindo correções super rápidas, verificações de bugs e outros erros, corrigidos instantaneamente.
Mas cuidado com aplicações que nascem com a rapidez da luz: da mesma forma que podem evoluir podem ser destruídas se não forem usadas com inteligência, seriedade, com planejamento, visão sistêmica apurada, e objetivamente moldada para o desejo do cliente.
As grandes corporações se aproveitam desta nova modalidade para desenvolver seus projetos de terceirização, quarteirização e controle de holding sobre suas filiais, subsidiárias e empresas coligadas. Através do browser e das facilidades cada vez maiores de banda larga, uso de satélite para transmissão de dados, e outros recursos colocam as empresas em comunicação 24 horas.
Pequenas empresas crescem rapidamente com o uso dessa modalidade. Exemplos disso são as novas versões do OFFICE, dos aplicativos da ADOBE, e de tantos outros que terão suas versões via Internet, não sendo mais necessário comprar via CD. Pagaremos por tempo de utilização, os SaaS avançam a passos largos, otimizando processos em todos os campos do conhecimento humano, nas pesquisas, na ciência, na política, nos estudos científicos. Quem poderia dizer que um dia pagaríamos por minutos de telefonia em sistemas móveis de comunicação? Não podemos mais retroceder, os sistemas e equipamentos estão inundando as organizações a espera de aplicações que possam ter a versatilidade de mudar de um dia para outro, oferecendo novos serviços, novas propostas de aprendizagem, construindo interfaces para ligar sistemas, empresas, setores da economia.
O governo é a maior instituição usuária desta modalidade nos dias de hoje, serviços nos três poderes aumentam todos os dias e oferecem a população melhorias na captação de dados das pessoas físicas e jurídicas, na facilidade de pagamento de tributos e impostos e milhares de outras aplicações.
O maior exemplo de SaaS existente hoje em dia e são provenientes de empresas como Microsoft, Google através de seus sites de pesquisas e outros tantos aplicativos que permitem dizer sem sobra de dúvida que o mundo caminha para Sistemas como Serviços.
Uma pequena empresa, um banco de dados, uma linguagem de programação, um servidor Internet e uma GRANDE IDEIA, eis uma solução SaaS. Finalmente a Internet encontrou seu verdadeiro caminho: unir pessoas e empresas através da Cloud Computing.
Professor Cláudio de Musacchio
http://musacchio.webnode.com.br
29/07/2010
|